sábado, 17 de outubro de 2009



PRAÇA DA REPÚBLICA - PUBLICADA EM 16/10/09


Oi Amigos

Passear por São Paulo é apaixonante, pelo centro então, mais ainda. Com toda aquela arquitetura antiga em volta, e especialmente aos fins de semana, quando o
“trânsito livre” permite ver tantas coisas que se perdem com o grande movimento do horário comercial...
Pela dica da Marisa, que é uma das artistas que expõe seus quadros, fomos à Praça da República onde todos os domingos, das 9:00 as 16:00 horas você vai encontrar uma deliciosa feira, tudo isso em volta de nada menos do que a nossa formosa “casa da cultura”, que faz um fundo todo especial a esse belo cenário.
De um lado da praça apenas quadros, de todos os tipos: pintura à óleo, a dedo, colagens, em veludo, com relevo, caricaturas, enfim... Inúmeros artistas expondo sua arte com preços acessíveis a todos os bolsos.
Outro ponto forte da feira são as pedras naturais, ocupando duas vias de bancas, a variedade é grande: brutas, lapidadas, jóias, enfeites; encantam a vista.
Artesanato, mosaicos, couro, roupas e acessórios em estilo hippie, tapetes, redes e muito mais, ótimo local para comprar presentinhos diferentes.
Dentre tantas coisas, alguns achados: um realejo tirando a sorte ao embalo daquelas musiquinhas que só eles têem, e também uma senhora com uma banca de verdura e legumes, ela nos disse que traz da chácara e aproveita o movimento da feira, costuma vender tudo antes mesmo da feira acabar... como podem ver a feira é bem variada, com espaço pra tudo e para todos !!!
A praça de alimentação é “literal”, com mesinhas e cadeiras ao centro, sob a sombra das enormes árvores, são acolhedoras para uma pausa, uma conversa, um lanchinho... Venha conhecer e passear!!!

Leitora: Marisa Mendonça Motta,42 anos, pintora e expositora da feira
Dica da semana: Praça da República - centro
Feirinha - aos domingos – das 9:00 às 17:00 h

Agora temos também um blog onde você vai encontrar todas as colunas e as dicas de passeios, acesse e mande sua sugestão: euamopassearemsaopaulo.blogspot.com

Ou mande seu email: euamopassearemsp@hotmail.com
Abraços
M. Fernanda Rodrigues

sábado, 10 de outubro de 2009


SOLO SAGRADO - PUBLICADA EM 09/10/09

Ola Leitores!

Quer conhecer um pedacinho do paraíso? Porque é exatamente assim que nos sentimos ao visitar o Solo Sagrado na represa de Guarapiranga.
Sede do templo Johrei, um pedacinho do céu, com 327.500 m2, no meio da nossa amada e movimentada cidade é hoje um dos maiores espaços do Brasil para meditação e contemplação da natureza.
Difícil defini-lo: templo, parque, centro cultural?
Na verdade um pouquinho de tudo!!!
A vista é incrível, a margem da represa, o templo, as alamedas de flores, quedas e cortinas d’água, rios com carpas, pracinhas temáticas e muito verde.
A tranqüilidade que reina no parque permite maravilhas como “ouvir e admirar a natureza”; um local que parece renovar suas energias...
No centro cultural você vai encontrar exposições, cursos e oficinas (como ikebana), assim como apresentações dos mais variados assuntos (cerimônia do chá), livraria, shows musicais (11/10 samba, 18/10 ópera e lírico, 25/10 show infantil, 08/11 orquestra de violões; sempre as 15:00 horas), e muito mais.
O espaço conta com uma lanchonete e também um refeitório, onde você pode reservar almoço (5970-1000), mas aconselho mesmo a ir preparado e fazer um belo piquenique as margens da represa, com muita grama e sombra basta se organizar e aproveitar esse espaço maravilhoso!!!
Por ser um pouco distante, indico acessar o site e imprimir o mapa com indicações para chegar ao parque, aproveite e veja também os dias de comemorações especiais, porque chegam a receber 20.000 pessoas nesses dias.
È proibida à entrada de animais, motos e bicicletas e é totalmente gratuito.
Mas atenção, vale lembrar que é um espaço de paz e meditação, ou seja, tranqüilidade e silêncio, e isso vale para todos os visitantes!!!
Um local que faz a gente acreditar que é possível existir beleza e harmonia entre a natureza e o homem, visite você vai se encantar...

Dica da semana: Solo Sagrado
Estrada do Jaceguai, 6.567 – Jd. Casa Grande – SP – 5970-1000
Funciona de quarta a domingo – das 8 às 17 h.
www.solosagrado.org.br

Mande seus comentários e sugestões: redação@jornaloretrato.com.br

Abraços cheios de energia do solo sagrado pra você!!!
M. Fernanda Rodrigues

segunda-feira, 5 de outubro de 2009



MERCADO MUNICIPAL DE SÃO PAULO
PUBLICADA EM 02/10/09
Ola Queridos Leitores
Você sabe o que é uma granadilha? Ou mesmo já provou uma mamey? Não???
Então esse é apenas um dos muitos motivos para você visitar o Mercado Municipal!
Construído entre 1926 e 1933, ao lado do rio Tamanduateí, para facilitar o acesso das barcas com produtos vindos de chácaras para a venda no mercado, encanta até hoje com seu amplo espaço e arquitetura antiga.
12.600 m2 de área construída, mais de 1600 funcionários, 350 toneladas de alimentos por dia e mais de 14.000 visitantes diários...
È difícil de acreditar, mas tem muita gente que nunca foi ao “mercadão”!!! Vou tentar explicar tudo que está perdendo, mas sinceramente vai se difícil traduzir em palavras tanta coisa gostosa... Eu, sempre que posso vou passear e claro, fazer compras, até porque é quase impossível sair de lá de mãos vazias, e divido com nossa leitora da semana, a Mônica a ótima indicação de compras, almoço, lanche ou um simples passeio!
Bancas, muitas bancas: frutas, laticínios, secos e molhados, temperos frescos, verduras, legumes, adegas, peixes, carnes, aves, especiarias... hum...
Andar pelos corredores é uma “explosão de sabores”.... Por todos os lados você é convidado a experimentar as delícias... Frios importados, queijos temperados, frutas desidratadas, chocolates, biscoitos, pães, antepastos, frutas secas...
A simpatia e o atendimento especial dos comerciantes é uma atração a parte, transformando suas compras em horas de degustação, conhecimento e prazer e o mercado em um verdadeiro centro gastronômico de nossa cidade.
Você também vai encontrar lanchonetes renomadas como o melhor pastel de SP no Hocca Bar, sucos, cafés, e agora no piso superior vários restaurantes; não dá pra classificar qual é melhor... Tudo lá é fantástico, mas particularmente recomendo provar o “escondidinho de carne seca” do restaurante “Brasileirinho”... Divino...

Bom passeio e boas compras!!!

Leitora: Mônica Alves, 34 anos, artista plástica
Dica da semana: Mercado Municipal
Rua da Cantareira, 306 – Parque Dom Pedro II
Funciona de segunda a sábado – das 06:00 as 18:00 horas
Domingos e feriados – das 06:00 às 16:00 horas
http://www.mercadomunicipal.com.br/
Esperamos sua dica no email: redação@jornaloretrato.com.br
M. Fernanda Rodrigues