segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

foto by José Leonel Majewski
COW PARADE 2010 - PUBLICADA EM 05/01/10

Bem vindos a “Cow Parade 2010”, queridos leitores!

Você já sabe o que é? Não? Mas aposto que vai se encantar com uma delas!!!
Simpáticas, coloridas, divertidas, diferentes, esquisitas, mimosas...
Esses são apenas alguns dos muitos adjetivos que as charmosas vaquinhas espalhadas por nossa cidade iriam ouvir – se pudessem!
O público para, olha, pensa, fotografa, toca, e se diverte...
Essas vaquinhas já são famosas! Desde 1999, esse grande evento de arte pública de rua ganhou o mundo e esteve em grandes palcos: Chicago, Tóquio, Nova York, Londres e várias outras. Mas o evento vai muito além da exposição das belas; a parceria entre grandes marcas, empresas, artistas locais e instituições transformam o projeto em algo grandioso. Ao fim de casa exposição, as vaquinhas são leiloadas e a renda revertida a instituições de caridade. Aqui no Brasil, esse ano, a entidade principal que será beneficiada é a Fundação Gol de Letra.
Além de todo esse enfoque social, cada vaquinha, personalizada por um artista, pintor, escultor, engenheiro, ou mesmo um desconhecido que tenha enviado aos realizadores do projeto uma boa idéia, trazem a tona outros temas e debates. Visitando cada uma d você vai poder dividir e se solidarizar com seus criadores. Algumas são absurdas e divertidas, outras transmitem grandes problemas de nossa cidade e nos fazem pensar. A minha preferida foi a “cowseletiva”, estacionada no Parque do Ibirapuera; seria uma ótima se fosse adotada como obrigatória em toda a cidade, além de educacional, seria impossível não identificá-la e quem sabe assim, todos aderissem à proposta?
São 76 vaquinhas de fibra de vidro, espalhadas pela cidade, a maioria na zona sul e no centro. No site você vai encontrar toda a lista, com seus nomes e locais. Fique atento porém porque algumas sofrem alterações de endereço ou recolhe para reparo, lá você também vai encontrar gincanas e prêmios para os “caçadores de vaquinhas” e um link para comprar as miniaturas no site do submarino, além de informações sobre o projeto e todos os artistas participantes: www.cowparade.com.br.
A exposição fica na cidade até o dia 21 de março, aproveitem!!!

Mande sua sugestão pra gente: redação@jornaloretrato.com.br

Beijos com gosto de bala de leite hoje!!!

M. Fernanda Rodrigues

Um comentário:

J.C.Cartolano disse...

Muuuuuuuuuito legal! Hahahahaha!